quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Colaborações acerca da Educação a Distância


A Educação a Distância é uma modalidade de Ensino que vem se desenvolvendo no Brasil com muita eficiência e eficácia na sua implantação e implementação por órgãos credenciados e competentes para esse serviço. Ela não foi pensada apenas para adultos com “idade determinada”, mas sim, para uma demanda social que queira prosseguir nos estudos levando em consideração a localidade onde mora e as condições socioeconômicas da comunidade da qual necessita. Alguns estudiosos como: Malcolm Knowles [1970] aponta “[...] que para a aprendizagem de adultos existe uma ciência própria chamada de andragógia”. Segundo essa ciência, ajuda o adulto a aprender levando em consideração as condições de repensar a realidade, e ou conviver melhor com a transdisciplinaridade, colocando-se como sujeito no centro da dinâmica da vida, contrapondo a ciência que trata do aprendizado das crianças e jovens que é a teoria da pedagogia.
A Educação a Distância tem amparo legal na LDB Nº 9.394/96, no Art. 80, onde estabelece que o Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada, sendo regulamentado por Decreto 5.622/2005 com suas especificidades. Embora a Educação a Distância seja uma modalidade de ensino submetida à Lei de Diretrizes e Bases da Educação, (LDB 9.394/96), esta modalidade de ensino possui leis anteriores, desde as décadas de 60 e 70, do século passado, existem regras que regem a sua regulamentação.
A Educação a Distância é um processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias, em que professores e alunos interagem separados espacial ou temporalmente, sendo necessário desenvolver propostas quanto ao conteúdo, métodos, avaliação e materiais coerentes com as especificidades do curso. Por desenvolver atividades on-line os recursos da WEB são as ferramentas utilizadas colaborando para a expansão de possibilidades de uso para a obtenção do conhecimento e da aprendizagem enquanto modalidade educacional. O estudioso (Sacristan, 1998), vê a “metodologia como as estratégias que o professor utiliza para ajudar o aluno na construção do conhecimento a partir dos instrumentos conceituais e dos recursos para a concretização dessa relação”.
As especificidades na Educação a Distância requer uma comunicação bem definida entre professor X alunos X tutor, cada um cumprindo o seu papel nos processos de interação para desencadear o desenvolvimento da aprendizagem do estudante, bem como a sua autonomia. O material didático deve ser claro, de acessibilidade quanto a linguagem, de fácil entendimento, podendo ser usados vídeos, filmes, material lúdico diversificado, ambiente com animação, onde a aluno sinta-se atraído  a buscar maior aprofundamento das questões de conhecimento que estão sendo abordadas.
Outra situação importante é a proposta pedagógica, que requer definições claras e de alcance do estudante, sendo colocadas todas as alternativas de informações quanto à metodologia usada, o conteúdo, o cumprimento dos prazos de entrega das atividades de interação e a forma de avaliação, bem como o acompanhamento (feedbacks) por parte do tutor dos acessos constantes, para não perder de vista a produção acadêmica do estudante.
Percebe-se que, o futuro da Educação a Distância é visto com otimismo por muitos educadores. Essa modalidade de ensino está crescendo a cada ano, de 2004 a 2007 cresceu 54,8%. Segundo Luciano Sathler, pró-reitor da EAD da Metodista. “A educação a distância não é uma opção, é o futuro. Quem estiver fora da Educação a Distância nos próximos anos está fora da educação”. “Há uma mudança no perfil do aluno, no mercado e na maneira como a sociedade enxerga de que forma o conhecimento é disseminado. A Educação a Distância é a resposta para esses três níveis de mudança de paradigma”, justifica. Desta maneira, acreditamos ser a Educação a Distância o modelo para boa parte da educação do futuro. Vale, no entanto refletirmos sobre a necessidade de aperfeiçoamento (capacitações) para os profissionais que atuam nessa modalidade de ensino (gestores, professores, tutores), desses três segmentos, que exige uma postura nova frente aos desafios e incorporar a prática pedagógica ao contexto digital perpassando por todas as estratégias metodológicas de abordagem dos conteúdos. Dessa forma poderá evitar problemas e insucesso da EaD.
O momento é bem propício para a EAD em todo o Brasil, embora no nordeste ainda precise investir bastante nesses cursos, em comparação as demais regiões. Mesmo assim, há perspectivas positivas para a modalidade que irá contribuir para a expansão do ensino brasileiro. Segundo o diretor da UAB, Celso Costa, o futuro da EAD depende das ações do governo, das instituições e da sociedade, sendo traçado em função do desenvolvimento da educação.

REFERÊNCIAS

COSTA, Celso. UAB e Unasus: formação profissional de nível superior na modalidade à distância.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Decreto n° 5.622/2005. Regulamenta a educação continuada.
SACRISTAN, Gimeno, (1998), O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed.

KNOWLES, Ma2Q1lcolm S. The modern practice of adult education: andragogy versus pedagogy. New York: Association Press,1970.


PAIVA, M. N. S. Colaborações acerca da Educação a Distância. PACC1. UECE. 2012

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