segunda-feira, 14 de julho de 2014

O que é Web 2.0

Foi criada em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media. É um termo usado para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a Web e através de aplicativos baseados em redes sociais e tecnologia da informação.
A ideia da Web 2.0 é tornar o ambiente on-line mais dinâmico e fazer com que os usuários colaborem para a organização de conteúdo. O termo é uma mudança na forma como ela é percebida por usuários e desenvolvedores, ou seja, o ambiente de interação e participação que hoje engloba inúmeras linguagens.Na educação, com o aparecimento da Web 2.0 muitos sites deixaram de ser estruturas rígidas e estáticas e passaram a ser plataformas onde pessoas podem contribuir com o seu conhecimento para o benefício de outros utilizadores e visitantes. Assim, a Web 2.0 potencia e facilita a obtenção de conhecimento, tendo um impacto na educação.
Um aspecto negativo é que as pessoas não armazenam informações com tanta facilidade e procuram na internet toda a informação já processada, o que não estimula o pensamento crítico, nos dias de hoje.Mas o que é mesmo Web? Web é uma palavra inglesa que significa teia ou rede. O significado de web ganhou outro sentido com o aparecimento da internet. A web passou a designar a rede que conecta computadores por todo mundo, a World Wide Web (WWW). Web pode ser uma teia de aranha ou um tecido e também se utiliza para designar uma trama ou intriga.
Portanto, significa um sistema de informações ligadas através de hipermídia (hiperligações em forma de texto, vídeo, som e outras animações digitais) que permitem ao usuário acessar uma infinidade de conteúdos através da internet. Para tal é necessário ligação à internet e um navegador (browser) onde são visualizados os conteúdos disponíveis. São exemplos de navegadores: Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, Internet Explorer, Opera, etc.O objetivo é fornecer aos navegantes mais criatividades, compartilhamento de informação e, mais que tudo, colaboração entre eles, fazendo com que esses navegantes tomem parte nesta revolução.Dentro deste contexto se encaixa a enciclopédia Wikipedia, cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas.
Os Blogs são exemplos de usos dessa ferramenta, de baixo custo para publicação na web disponível para milhões de usuários, os blogs estão entre as primeiras ferramentas de Web 2.0 a serem usadas amplamente. Você poderá criar, desde que tenha uma conta para acessar. Ex: gmail, mais usado e de maior facilidade; Hotmail e outros.
Pesquise no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_2.0 e navegue a vontade para conhecer melhor o termo Web 2.0.Texto: O que é Web 2.0. PAIVA, Maria Nilba dos Santos.
Pesquisa disponível em: 
http://nilbapaivagpegeufc.blogspot.com.br. Acesso: 23 jun 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário